quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Respostas das atividades em classe


BIOLOGIA – 1º ANO

FUNÇÕES VITAIS
Questões:
1.    Um médico receitou injeções de glicose a um paciente e mandou que ele comesse carne, alimento rico em proteínas. Por que ele receitou injeções de glicose e não receitou injeções de proteína?
R.: A glicose é um açúcar simples em condição de ser absorvida, já a proteína é um composto muito complexo que só pode ser absorvido após ser transformado em aminoácidos.

2.    Em que órgãos do sistema digestório os alimentos ingeridos sofrem transformações?
R.: Boca – mastigação e salivação; estômago – solubilização, digestão pelas secreções gástricas e formação do quimo; intestino delgado – digestão pelos sucos digestórios, absorção no sangue e na linfa e formação do quilo.

3.    Que substâncias encontradas na saliva, no suco gástrico, no suco pancreático e no suco intestinal com função de facilitar as reações químicas da digestão?
R.: Enzimas.
Comentários: Grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente protéica, com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. As enzimas convertem uma substância, chamada de substrato, noutra denominada produto, e são extremamente específicas para a reação que catalisam. Isso significa que, em geral, uma enzima catalisa um e só um tipo de reação química. Consequentemente, o tipo de enzimas encontradas numa célula determina o tipo de metabolismo que a célula efetua.

4.    Qual a função dos sais biliares, um dos componentes da bile produzida no fígado?
R.: Emulsionar a gordura para facilitar o trabalho das lípases.

5.    Em que parte do tubo digestório ocorre absorção dos produtos finais da digestão?
R.: No intestino delgado.
Comentários: As microvilosidades estão presentes na superfície apical (domínio apical) das células que compõe o epitélio do intestino delgado humano e servem para aumentar a superfície de absorção dos alimentos.

6.    Em que parte do tubo digestório ocorre absorção de água e sais minerais?
R.: No intestino grosso (colo).

7.    Quais substâncias não precisam ser decompostos para passar para o sangue?
R.: Glicose, água, sais minerais e vitaminas.

8.    Qual é o combustível geralmente usado na respiração?
R.: Glicose.

9.    Qual é a função do gás oxigênio na reação de combustão?
R.: O oxigênio é um gás comburente, que provoca a queima dos materiais.

10.  A quais órgãos cabem as funções de fazer entrar gás oxigênio do ar no organismo e de pô-lo em contato com as células?
R.: Aos órgãos que compõem o sistema respiratório.

11.  Que órgão exerce função digestiva e respiratória?
R.: A faringe.

12.  Qual a função da epiglote?
R.: Quando os alimentos são deglutidos, a epiglote fecha a abertura superior da glote impedindo-os de entrar na traquéia.

13.  Qual é a função do muco produzido por células de mucosa nasal?
R.: Umedecer e filtrar o ar inspirado.

14.  O que acontece com o ar ao passar pelas vias aéreas superiores?
R.: O ar se aquece, é filtrado e fica úmido.

15.  Por que bocejamos?
R.: Bocejamos quando o corpo entra em déficit de oxigênio. O objetivo do corpo quando bocejamos é liberar a dormência absorvendo uma quantidade maior de oxigênio.
Comentários: Ainda não se sabe exatamente o motivo de sempre que vemos alguém bocejar, nós acabamos fazendo a mesma coisa. Mas há algumas teorias. Uma delas afirma que o bocejo poderia ser uma forma primitiva de comunicação.

16.  Por que soluçamos?
R.: Soluçamos quando ocorre uma contração repentina (espasmo) do diafragma, para evitar a entrada ou forçar a saúde de substâncias sólidas os líquidos do aparelho respiratório.

17.  Quais as diferenças anatômicas entre os vasos sanguíneos?
R.: As artérias possuem paredes mais grossas que a veias, e estas, internamente são providas de valvas que impedem o refluxo do sangue. Os capilares possuem diâmetro muito reduzido, constituindo as últimas ramificações das artérias e das veias.

18.  Qual a principal diferença entre plasma e soro?
R.: O plasma é a parte líquida do sangue. O soro é o plasma sem os elementos de coagulação.

19.  Como podemos diferenciar sangue e linfa?
R.: O sangue é formado por uma parte líquida, o plasma, e pelos elementos figurados, glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. A linfa é semelhante em composição ao plasma sanguíneo, mas não tem globos vermelhos plaquetas e fibrinogênio. Como o sangue, contêm enzimas e anticorpos.

20.  Como são feitas as trocas de substância entre o sangue e as células dos órgãos do corpo?
R.: Por difusão, por meio dos capilares.

21.  Por que dizemos que mamíferos – inclusive o ser humano – têm circulação fechada, dupla e completa?
R.: Circulação fechada – o sangue circula por dentro dos vasos sanguíneos; Dupla – passam dois tipos de sangue no coração; Completa – sem mistura de sangue.

4 comentários: