quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Simulado de Biologia


Simulado de Biologia – 1º Ano – 18/09/2012
Professor: André Araújo
Turmas: A2 (     ) A3 (     )
Nome: ____________________________________________________________________________

Questões:

1. Um indivíduo sentou-se à mesa para se almoçar e comeu uma fatia de pão, tomou um copo de cerveja e deliciou-se com prato de champignon. Isso tudo foi graças à existência e atividade:

a. Das bactérias
b. Dos fungos
c. Dos liquens
d. Das cianofíceas

Comentários: As leveduras, como os bolores e cogumelos (champignon), são fungos. Apresentam-se caracteristicamente sob forma unicelular. A etimologia da palavra levedura tem origem no termo latino levare com o sentido de crescer ou fazer crescer, pois as primeiras leveduras descobertas estavam associadas a processos fermentativos como o de pães e de mostos que provocam um aumento da massa do pão ou do volume do mosto pela liberação de gás e formação de espuma nos mostos – uma mistura de cevada (gramínea cerealífera e representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais), água e lúpulo (liana européia da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae. O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte (grão malteado), a água e o levedo, na fabricação do chope e da cerveja).

2. Qual é o trajeto do sangue na pequena circulação?

a. Átrio direito → Ventrículo direito → Artéria Aorta → Ventrículo esquerdo
b. Veia cava → Ventrículo direito → Ventrículo esquerdo → Artéria Aorta
c. Ventrículo direito → Artéria Aorta → Átrio esquerdo → Veia cava
d. Ventrículo direito → Artéria Pulmonar → Veia pulmonar → Átrio esquerdo

Comentários: Pequena circulação (ou circulação pulmonar)-> Do ventrículo direito, o sangue é bombeado para as artérias pulmonares e chega aos pulmões, onde recebe o oxigênio e cede o gás carbônico, ou seja, é transformado em sangue arterial. Saindo dos pulmões sangue arterial retorna ao átrio esquerdo pelas quatro veias pulmonares.

3. “Quando os músculos da costela e do diafragma contraem-se, a cavidade torácica amplia-se. Com isso, a sua pressão interna (1), o que ocasiona (2).” Em qual das alternativas os termos substituem corretamente (1) e (2):

a. (1) aumenta; (2) inspiração.
b. (1) aumenta; (2) expiração.
c. (1) diminui; (2) inspiração.
d. (1) diminui; (2) expiração.

Comentários: O diafragma é um músculo estriado esquelético em forma de cúpula e principal responsável pela respiração humana (também é auxiliado pelos músculos intercostais e outros músculos acessórios); serve de fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal; está coberto pelo peritônio em sua face inferior, e é adjacente à pleura parietal em sua face superior. A sua movimentação ocasiona uma diferença de pressão interna nos pulmões controlando  a entrada e saída de ar na respiração.

4. “Em 1995 – cem anos da morte de Pasteur – o prédio do antigo correio, no rio de Janeiro, abrigou uma exposição comemorativa: Vida. Estava lá representada a conhecida experiência dos frascos com pescoço de cisne, contendo líquidos nutritivos que, após fervura, não apresentavam microrganismos.” Com essa experiência, Pasteur conseguiu:

a. Incentivar a geração espontânea;
b. Incentivar a teoria do fixismo;
c. Destruir a lei do uso e do desuso;
d. Derrubar a abiogênese;

Comentários: Suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina, a técnica de pasteurização dos alimentos demonstrou que todo processo de fermentação e decomposição orgânica ocorre devido à ação de organismos vivos.

5. De acordo com a relação de interação entre aos sistemas que integram nosso corpo, podemos dizer que entro o sistema circulatório e o respiratório ocorrem uma importante ação que fornecem o comburente para a respiração celular, o oxigênio, chamada:

a. Hemodiálise
b. Hemoglobina
c. Hematose
d. Hemocentrolise

Comentários: A hematose pulmonar é um processo químico-molecular que visa a estabilização das trocas gasosas - oxigênio x gás carbônico - a fim de manter o equilíbrio ácido básico. É, portanto, o intercâmbio, no caso de difusão indireta, de oxigênio e dióxido de carbono nas paredes dos alvéolos pulmonares, entre o ar e o sangue, permitindo a oxigenação do sangue venoso, que se torna arterial. A hematose é uma consequência da respiração aeróbia.

Hemoglobina + O² > Oxiemoglobina > Células > Hemoglobina + CO² > Carbohemoglobina > Alvéolos pulmonares > Hemoglobina + O²


Nenhum comentário:

Postar um comentário